A prática de gestão por processos, desenvolvida na DPADI desde 2011, auxiliou a Diretoria no planejamento de melhorias e no acompanhamento dos processos de trabalho, visando aprimorar a qualidade e a eficiência dos processos na Instituição. Essa prática provê uma base de conhecimento institucional, formada pelos diagramas dos processos e padrões de execução das rotinas de trabalho.
A gestão por processos compreende conhecer, fazer funcionar, avaliar e melhorar os resultados dos processos. Ela é, portanto, o pilar principal da prática de Acompanhamento do Desempenho Institucional , como um instrumento de apoio à gestão pública para resultados.
Um dos resultados mais importantes dessa prática é a Cadeia de Valor da DPADI , que contribui para a compreensão integrada das atividades desempenhadas para entrega dos serviços sob responsabilidade dessa Diretoria.
A prática da gestão por processos está fundamentada: na necessidade de disponibilização aos usuários dos serviços de informações claras e precisas, relacionadas às etapas para processamento destes serviços (LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017. Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública); e na abordagem de processos da Norma Brasileira ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade.