Gestão por Competências

A prática de gestão por competências, desenvolvida na DPADI desde 2012, permitiu estruturar as competências técnicas e comportamentais requeridas para as funções ocupadas pelos colaboradores de cada Setor da DPADI. A partir do mapeamento e avaliação por competências, foi possível identificar as oportunidades de desenvolvimento existentes, e orientar o desenvolvimento de pessoal por meio do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, visando ao alcance dos objetivos da Instituição.

O principal instrumento dessa prática é o Plano Anual de Capacitação da DPADI, a partir do qual espera-se estimular a participação dos colaboradores em eventos de capacitação, tais como: cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos. O segundo produto dessa prática é a Árvore de Funções da DPADI , que reúne as funções, atividades e competências, por Setor.

A aplicação dessa prática está fundamentada na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990).

Observação: As competências do setor de Manutenção estão em fase de mapeamento e avaliação.